Como Aumentar Engajamento no Instagram e Gerar mais Leads e Vendas

O Instagram é considerado hoje a rede social com maior possibilidade de aumentar engajamento por parte dos seus usuários,  e também gerar leads e vendas.

Então, se você quer aumentar o engajamento no Instagram, acompanhe este artigo até o final.

Você sabe com o utilizar estratégias para aumentar o engajamento no Instagram e gerar leads e vendas?

Se posicionar no Instagram de forma estratégia é uma das formas mais importantes para você conseguir resultados satisfatórios.

As redes sociais estão aí para gerar mais visitas para os blogs e outros canais de comunicação, e também, conseguirmos captar insights para nossa produção de conteúdo estratégico.

O Instagram é a rede social perfeita para trabalhar e aumentar o engajamento na expectativa de gerar leads e vendas com o passar do tempo.

 

Instagram: o queridinho do engajamento e captação de leads

Pesquisas de mercado apontam que nos últimos anos o Instagram se destacou em relação ao engajamento na plataforma, e a preferência de seus usuários pela rede.

Ultrapassou até mesmo o Facebook, que mesmo sendo do grupo, tem uma pegada diferente.

No Instagram as pessoas estão interessadas em algo mais urgente, aqui e agora. E com isso, facilita para quem trabalha estratégia de engajamento diário.

Chegou-se à conclusão de que quase 80% dos usuários do Instagram seguem perfis comerciais e de empresas.

Pensando nisso, vou te dar algumas dicas para trabalhar a sua estratégia de conteúdo focando aumentar o engajamento no Instagram e gerar leads e vendas com seu perfil.

Engajamento Instagram - jeffsilveira.com.br
A necessidade de engajamento faz as pessoas viverem em busca disso no Instagram.

 

Dica 01: Aumentar engajamento no Instagram – Criando um Calendário de Posts Programados

Quanto mais você interagir no Instagram da forma correta, mais engajamento você terá.

Claro que estamos falando de aumentar engajamento no Instagram com sua persona bem definida.

Se você não sabe o que é Persona você pode ler este artigo aqui, no qual eu falo em detalhes sobre a importância da persona e como trabalhar de forma estratégica.

Quanto mais você postar no Instagram, mais chances de um bom posicionamento você terá.

O Instagram dá bastante relevância para quem tem periodicidade e constância na rede.

Lembre-se de criar um calendário de posts bem organizado e estruturado de forma estratégica.

Defina os assuntos de abordagem, os horários de posts nos quais sua audiência é mais ativa, entre outros detalhes importantes a seu critério.

Se você quer conhecer uma ferramenta gratuita para agendar posts no Instagram, assista ao vídeo abaixo. Vou te apresentar o Later.

Dica 02:  Pense em uma Estratégia de Conteúdo

Se você pensa que estar no Instagram postando todos os dias, recebendo curtidas e comentários vai te ajudar a vender, não se engane!

Para qualquer coisa que façamos na vida, existe um propósito, um objetivo.

E no Instagram não é diferente. Precisa ter estratégia para conseguir aumentar o engajamento e captar leads e gerar vendas.

Se você não produzir conteúdo com uma estratégia bem definida, você simplesmente não atingirá as pessoas certas.

E assim, seu trabalho diário será em vão. Apenas estar ali por estar. E não é isso que você quer, certo?

Estratégia de Conteúdo Instagram - jeffsilveira.com.br
Ter uma estratégia te ajuda a direcionar seu conteúdo de forma específica. Atingindo as pessoas certas.

Dica 03: Utilize todos os Recursos do Instagram

O Instagram disponibiliza a todos os usuários comerciais, diversas ferramentas profissionais para auxiliar no trabalho de marketing e vendas.

E também possui ferramentas específicas para quem é criador de conteúdo. E sendo assim, você deve abusar de todos estes recursos.

O principal recurso do Instagram e mais antigo são os Stories.

A possibilidade de aumentar o engajamento no Instagram através dos Stories diários é enorme.

Se dedique ao máximo, informe sua audiência, leve transformação para quem te segue e faz questão de acompanhar.

Com o passar do tempo você perceberá o aumento no engajamento e o crescimento da sua lista (caso você trabalhe com lista de e-mails ou whatsapp) aumentando a possibilidade de mais vendas pelo Instagram.

Você também pode utilizar os recursos do feed com imagens e até mesmo, carrossel de imagens, no qual você pode usar o recurso de Storytelling.

Histórias ajudam demais no aumento de engajamento no Instagram, favorece o crescimento da sua autoridade e credibilidade perante a sua audiência.

Dica 04: Pratique o Engajamento Relevante

Quando você segue alguém no Instagram, já reparou que muitas mensagens são recebidas no seu Direct?

Algumas claro, de forma automática pelas ferramentas de automação existentes.

Mas muitas pessoas se preocupam com engajamento e enviam mensagens pessoalmente.

E eu recomendo fortemente que você faça o mesmo. Pratique o engajamento em seu perfil.

Reserve um tempo do seu dia para dar boas-vindas aos seus novos seguidores.

Isso permitirá criar um relacionamento entre você e sua audiência. E com isso, favorece aumento do engajamento, captação de leads e aumento das vendas com o tempo.

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O Direct é uma forma de manter um relacionamento mais privado dentro do Instagram.

Dica 05: Aumentar engajamento no Instagram – Selecione Belas Imagens para os Posts

Tenha preocupação com as imagens que você utilizará em seus posts. É a primeira coisa que seu lead verá e é o que vai chamar sua atenção ou não.

Uma boa imagem tem o poder de aumentar o engajamento no Instagram em quase 80%.

Então capriche na imagem, desperte a curiosidade da sua audiência com uma imagem impactante e faça-os clicar no seu post para ler.

Se você tiver uma marca própria é interessante sempre colocar em suas imagens de forma discreta.

Caso não tenha, coloque seu nome de usuário nas imagens. Você pode utilizar a ferramenta Canva para criar uma logo ou imagem padronizada.

Eu criei uma playlist em meu canal do Youtube sobre a ferramenta Canva e te ensino a criar uma identidade visual gratuita para utilizar em seu negócio online.

 

Dica 06: Invista em Anúncios Patrocinadas com Conteúdo Gratuito

Uma boa estratégia de conteúdo não se vale apenas de tráfego orgânico. No entanto, precisa ser a base do nosso negócio online.

Mas é óbvio que o investimento em anúncios patrocinados também deve ser levado em consideração quando se pensa em aumentar engajamento no Instagram e aumentar leads e vendas.

Você pode criar anúncios de ebooks gratuitos de sua autoria como isca digital para atrair a audiência interessada em determinado conteúdo.

Pode também, oferecer infográficos de ferramentas do marketing ou vídeo-aulas gratuitas.

Tudo pensando em atrair tráfego qualificado e bem segmentado. Assim, seu engajamento com estas pessoas aumentará com o tempo.

Além de aumentar a sua autoridade e você se tornar um influenciador digital com competência e autenticidade.

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Fazer anúncios com material para download atrai a audiência qualificada.

Você pode fazer anúncios tanto no feed como nos Stories. Basta acessar o gerenciador de anúncios do Facebook Business.

Caso queira promover um post apenas, pode fazer diretamente pelo feed do Instagram.

Dica 07: Engajamento Instagram – Pesquise Hashtags Estratégicas

Tem pessoas que pensam que qualquer hashtag ajuda a se tornar mais relevante e aumentar o engajamento no Instagram.

Mas isso não está certo. É necessário fazer pesquisa de hashtags no Instagram, saber quais hashtag são melhores de acordo com o engajamento que elas geram nos perfis.

Busque algumas hashtags que você acredita serem relevantes e analise a quantidade de posts que as utilizam, os perfis que utilizam, etc.

Hashtags com muitos posts a cada minuto tendem não ser boas opções. Já que seus posts se perdem rapidamente na lista.

Prefira hashtags menos populares e mais específicas. As chances de ser encontrado e aumentar o engajamento, captar leads e gerar vendas é enorme.

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DICA 8 (SUPER IMPORTANTE): Utilizar uma Boa ferramenta de Automação (da forma correta)

Você já deve ter ouvido falar que automação não é bom para uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Deve ter assistido vídeos também, falando que você deve utilizar porque ajuda a aumentar o engajamento e gerar mais vendas.

Vou te explicar o ponto exato com base na minha experiência com automação no Instagram. E até nas outras redes sociais.

Ponto 1

Se você não usa automação no Instagram, por exemplo, você tem um trabalho dobrado ao criar posts diários, postar, responder comentários e gerenciar o engajamento com os posts.

As ferramentas de automação servem para facilitar a nossa vida no dia a dia das redes sociais. Comece a enxergar isso de forma positiva.

Se você consegue ligar com uma rotina diária de posts em várias redes sociais (caso tenha), e ainda administrar todas as outras atividades do seu dia, parabéns!

Eu não consigo. Assumo. Tenho uma rotina exaustiva de atividades e eu não tenho sempre tempo de parar para gerenciar meu Instagram.

No meu caso, e acredito que é o de muitos empreendedores, as ferramentas de automação só vêm para facilitar nossa vida.

Ponto 2

Utilizar a automação da forma correta te ajudará a aumentar o engajamento no Instagram (muitos fazem Spam).

Muitas pessoas pensam que automação é apenas para seguir pessoas e colocar mensagem automática.

Não se engane! A automação faz parte de um processo automático quando uma determinada ação acontece. E isto inclui todas as atividades do Instagram.

Como por exemplo, quando alguém te segue no Instagram a ferramenta envia uma mensagem de boas-vindas no Direct de forma automática.

Quando você está sem tempo para criar conteúdo, você pode reservar parte do dia para criar e agendar todas os posts da semana, por exemplo.

Resumindo, a automação veio para agilizar nosso dia. O dia de empreendedor digital não é fácil.

Existem diversas ferramenta de automação para Instagram, eu já testei algumas, mas particularmente, recomendo o GERENCIAGRAM.

Super completo, tudo o que você precisa no dia-a-dia para agilizar sua vida no Instagram.

Fiquei tão satisfeito com a ferramenta que eu criei um treinamento completo no meu canal do Youtube.

Você pode aprender a usar assistindo a Playlist abaixo.

 

Espero que este artigo ajude a entender os principais fatores que fazem aumentar engajamento no Instagram e com isso, melhorar a captação de leads e gerar vendas.

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi descrito aqui, pode me mandar uma mensagem no Whatsapp clicando no botão abaixo.

CTA Whatsapp Jeffsilveira.site
Pode me mandar mensagem direta aqui

 

Ou ainda, pode deixar uma mensagem no formulário AQUI.

 

Me despeço aqui de você,

Um grande abraço!

Jeff Silveira

3 Comentários



  1. Olá, Jeff! Estou começando uma conta nova do Instagram e ainda não tenho muito engajamento. Se eu aplicar estas dicas que deu aqui no artigo consigo melhorar? Tem alguma dica extra? 😊

    Responder

    1. Boa noite, Luciana! desculpe a demora na resposta. claro que você pode seguir as dicas e com certeza vai melhorar seu engajamento. são procedimentos que todos deveríamos seguir. Mas nem sempre conseguimos. Me conte mais para a frente os resultados com o Instagram. Obrigado pela visita aqui no blog. 🙂

      Responder

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