O que é Nicho de Mercado e Como definir um Nicho Lucrativo?

Na hora de se iniciar um negócio online, trabalhar como Empreendedor no Marketing Digital, muitos iniciantes se deparam com a “difícil” tarefa de Definir Nicho Lucrativo.

Mas para se definir corretamente e fazer a melhor escolha é necessário antes, entender o que é nicho de mercado e como definir um nicho lucrativo.

Nicho é uma parte específica, menor, bastante seleta de um mercado maior. Ou seja, existe o mercado de alimentação saudável, por exemplo.

Mas este mercado é bem grande e abrange muitos nichos dentro dele.

Existe alimentação saudável para bebês, mulheres que acabaram de ter filho e pretendem voltar ao corpo antes da gestação, alimentação para profissionais de musculação, pessoas com algum tipo de restrição alimentar, como diabéticos, e muitos outros.

Todos estes segmentos de alimentação são nichos específicos dentro de um mercado maior que é alimentação saudável.

Ficou claro agora, exatamente o que é um nicho de mercado?

Então vamos aos pontos principais que vão te ajudar a entender como escolher um nicho lucrativo.

Definição de Nicho de mercado 2 -jeffsilveira.com.br
Definir corretamente o nicho é uma das etapas para o sucesso no marketing digital.

Vou listar abaixo 3 pontos iniciais que você deve verificar para começar a entender como definir um nicho lucrativo de mercado.

1º PONTO: Definir Nicho Lucrativo – Pesquisas de Mercado

Você precisa pesquisar no Google, por exemplo, se existe busca na internet por informações do nicho que você deseja escolher.

Verificar a quantidade média de buscar mensais, assim, consegue ter uma definição se é ou não, um bom nicho para se trabalhar.

Só lembrando que nem sempre um nicho com milhares de buscas é o ideal.

Você deve optar por nichos que tenham uma quantidade mediana de buscas na internet. Nem muito e nem pouco.

2º PONTO: Definir Nicho Lucrativo – Entender e Relacionar suas Habilidades

Você pode fazer isso no computador ou um bloco de notações de trabalho. Onde você costuma fazer seus esboços.

Liste suas principais habilidades, as que mais despertam interesse e você executa com maior propriedade.

Após isso, faça outra pesquisa sobre os assuntos que você relacionou acima e veja em qual deles as buscas são médias a altas.

3º PONTO: Definir Nicho Lucrativo – Anote o que Gostaria de Aprender – Interesses Futuros

Mesmo que você não tenha habilidades claras, não há problema. As habilidades de qualquer pessoa podem ser desenvolvidas com treinamentos, por exemplo, que você encontra na internet.

Eu mesmo, tive muitas habilidades desenvolvidas após estudar o Treinamento Fórmula Negócio Online do Alex Vargas.

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Eu fiz o Treinamento FNO e aprendi a montar toda a estrutura do meu negócio online. Recomendo fortemente que você conheça.

Dentro deste treinamento o Alex ensina o passo a passo que devemos seguir, baseado em estudos e métodos estratégicos que te ajudam a desenvolver habilidades de raciocínio, relacionamento interpessoal e técnicas de venda.

A partir destas anotações de interesses seus e um pouco de estudo para se desenvolver você conseguirá já definir um nicho lucrativo para atuar no marketing digital.

Quais os Melhores Nichos para se Trabalhar no Marketing Digital?

Eu não posso te afirmar os melhores nichos. Isso varia muito de pessoa para pessoa, a forma como ela se identifica com determinado nicho.

Mas posso te dizer aqui, 4 Nichos mais “bombados”, nos quais mais se têm empreendedores trabalhando na internet.

São eles: Ganhar dinheiro na internet (negócios), saúde e bem-estar (vida saudável), relacionamentos (incluindo mercado adulto) e estilo de vida (lifestyle).

Mas o fato de serem nichos com maior interesse pelos empreendedores, também preciso te alertar de que são os nichos com maior concorrência.

Desta forma, você precisa avaliar se realmente tem paixão por eles, caso opte trabalhar nele.

Pois só quando temos paixão de verdade pelo que fazemos é que conseguimos obter êxito, pois fazemos o nosso melhor e não apenas por dinheiro.

Vou te dar 6 dicas para definir o melhor nicho para você atuar no seu negócio online. Siga estas dicas e você certamente, não terá dificuldades para se encontrar.

Ferramenta Incrível para Ajudar a Definir o seu Nicho Lucrativo

Muitos empreendedores, principalmente iniciantes, perdem muito tempo nessa decisão do Melhor Nicho para atuarem.

Pensando nisso, vou te dar aqui a “cereja do bolo” no nosso trabalho de Marketing Digital.

Uma ferramenta incrível, muito utilizada no mundo todo, que ajuda na busca de palavras-chave e vai te ajudar a escolher os melhores nichos baseando-se nestas palavras.

É a ferramenta UBBER SUGGEST, criada pelo incrível empreendedor Neil Patel.

Quando você estiver sem ideias você pode partir para a utilização dela. Com certeza vai clarear suas ideias.

Você pode acessar a ferramenta CLICANDO na imagem abaixo.

ubersuggest buscador de palavras-chave - jeffsilveira.com.br
Ferramenta especializada em pesquisa de palavras-chave que ajudará na escolha do nicho.

6 Dicas para Definir um Nicho Lucrativo

DICA 1: Pesquisas

 Como já orientei antes, a primeira coisa que você deve fazer é pesquisar os nichos de mercado para avaliar as buscas na internet.

Você também pode pesquisar dentro das plataformas de infoprodutos, como a Hotmart ou a Monetizze, por exemplo, caso você já possua cadastro.

Existem centenas de produtos para se escolher de nichos variados.

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Loja de Produtos Digitais dentro da Hotmart.

Se você ainda não possui cadastro na Hotmart e está com dúvidas sobre como funciona a plataforma de produtos digitais mais famosa do Brasil, CLICA na imagem abaixo e BAIXE GRATUITAMENTE o meu Ebook: 12 Passos para se tornar afiliado Hotmart.

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Ebook que vai te ajudar a conhecer toda a plataforma Hotmart e começar a vender na internet.

Neste ebook eu te mostro detalhes da plataforma, cadastro e utilização, PASSO A PASSO detalhado.

Eu quero realmente te ajudar a entender esta plataforma e você se tornar um afiliado de sucesso!

Nesta busca por produtos dentro da Hotmart você consegue descobrir mais opções de nichos diferente dos que você listou anteriormente.

DICA 2: Relacionar Áreas de Interesse

Faça uma lista com os principais nichos de seu interesse, de preferência os que você mais se identifica e tem facilidade para falar a respeito.

Recomendo que você liste pelo menos 8 nichos variados. Assim, conseguirá ter uma visão ampla de todas as possibilidades.

 

DICA 3: Busca e Análise de Palavras-Chave

Agora que você já listou os principais nichos que tem interesse, descobriu os produtos que existem para cada um, você precisa iniciar as pesquisas e estudos detalhados sobre o nicho.

Você pode começar fazendo pesquisas no Google dos termos relacionados ao nicho que escolheu.

Definição de Palavras-chave - jeffsilveira.com.br
Definir corretamente as palavras-chave te ajudam no processo de criação de conteúdo.

Descendo até o final da página de pesquisas no Google, você verá várias palavras-chave relacionadas ao nicho que você pesquisou.

Faça uma lista com todas elas. Serão fundamentais para definir os termos de busca do seu negócio na internet e escrever artigos relacionados.

Verifique também, a quantidade de buscas mensais realizadas para cada uma das palavras descritas.

Quanto mais buscas houver para as palavras-chave encontradas, significa que o nicho é lucrativo, já que existe muito conteúdo sendo procurado na internet.

 

 DICA 4: Análise de Concorrência Direta

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer é observar os seus concorrentes principais.

Quando falo em concorrente, me refiro aos profissionais que já atuam no marketing digital, sendo afiliados ou produtores, tendo em vista que a forma como cada um atua em seu negócio online pode ser usada como um modelo para o seu negócio.

Não faça cópia de conteúdo. Mas sim, inspire-se na forma de atuação de cada um, estratégias utilizadas, principais conteúdos postados, entre outras técnicas.

Análise de concorrência - jeffsilveira.com.br
Pesquise informações sobre seus principais concorrentes no Marketing Digital

Observar a resposta do público de cada profissional atuante no mercado, como se relacionam entre si, as principais dúvidas existentes, tudo isso serve de base para você definir a sua linha estratégica relacionada ao nicho que você definiu.

Se existir fórmula perfeita para ter sucesso em um nicho lucrativo, eu diria que é você aliar a paixão pelo que escolheu fazer com as suas maiores habilidades aplicadas ao nicho.

Eu falo constantemente com pessoas que me perguntam no Direct e no Whatsapp, como definir o seu nicho e qual é o mais lucrativo.

Por este motivo, fiz este guia para orientar da melhor forma possível a você que está com esta mesma dificuldade.

Inicialmente é bem complicado mesmo. Eu demorei uns 2 meses até a escolha pelo meu nicho atual (Ganhar Dinheiro Online com Marketing Digital de forma estruturada).

Assim como eu fiz, eu recomendo que você faça a melhor opção de todas quando iniciamos no marketing digital como afiliado.

Escolhendo um Bom treinamento

Escolha fazer um treinamento que vá te capacitar de forma organizada, passo a passo, e neste caso, eu recomendo que você faça o Treinamento Fórmula Negócio Online.

É sem dúvidas, o melhor treinamento de marketing digital existente.

Estas dicas que eu te dei aqui sobre escolha de nicho fazem parte de um dos módulos específicos sobre Nicho de Mercado, dentro do Treinamento.

Modulo 3 - Curso FNO - PEsquisa de Nicho de Mercado
Este é o módulo específico sobre Nicho de Mercado e todas as definições importantes.

Neste módulo do Treinamento você aprenderá detalhadamente todas as etapas até a escolha do seu nicho de mercado lucrativo.

O Alex te ensinará a fazer as pesquisas que eu mostrei aqui, de forma bem mais aprofundada e com o suporte dele integral.

Você nunca se sentirá sozinho. Não só o Alex como a equipe dele, e porque não dizer, eu também, estamos presentes para te auxiliar na criação do seu negócio online.

Você aprenderá também, a escolher as melhores palavras-chave para utilizar em seu nicho o tornando bastante lucrativo para você.

Esse conteúdo você aprenderá dentro do Fórmula Negócio Online, o FNO como costumamos chamar, e muito mais.

Aprenderá o passo a passo completo para montar sua estrutura de negócio online.

Que foi exatamente como eu comecei, e tantos outros empreendedores de sucesso do Marketing Digital.

 

DICA 5: Pesquisar Tendências de Nicho de Mercado

Existem alguns nichos que dão lucro e geram audiência, em alguns momentos do ano. São os chamados nichos sazonais.

Este tipo de nicho não é recomendado quando você inicia um negócio, tendo que vista que você tem gastos com a sua estrutura online, e dependendo da época do ano o nicho pode estar na fase de baixa de audiência.

E assim, você acaba por ter mais saídas (investimentos) do que entradas (vendas).

Com experiência que o marketing digital te trará, você aprenderá mais e saberá como definir um nicho lucrativo de imediato, baseando-se nas tendências de mercado atuais.

 

DICA 6: Entenda seu público-alvo e Defina bem a sua  Persona

Uma das coisas mais importantes e que muitos erram é a definição de público-alvo e persona.

São duas coisas distintas, mas que se cruzam e muitas vezes, se confundem, principalmente para iniciantes no marketing digital.

Definir o seu público-alvo é ter uma noção geral de quem se interessa pelo seu conteúdo. Por exemplo, eu falo para pessoas que querem mudar suas vidas trabalhando em casa.

Esse é meu público-alvo.

Entretanto, a minha Persona não é todo mundo desse público-alvo. Esta á a confusão que muitos fazem e acabam prejudicando o seu próprio trabalho.

 

Saiba o que é Persona

A Persona é uma pessoa idealizada, definida com todas as características reais.

Como exemplo, idade, sexo, região onde mora, qual a sua principal necessidade, o que ela deseja alcançar com o Marketing Digital.

E muitas outras características que você define no estudo da persona.

Quando você faz essa definição de forma bem concreta, a sua comunicação se torna direta, objetiva a quem interessa.

Desta forma, viabiliza o processo de criar estratégias direcionadas a ela, e também favorece o aumento na conversão das vendas.

Para te ajudar ainda mais, vou deixar o vídeo onde falo sobre nicho de mercado de forma específica.

Espero que você assista. Se tiver alguma dúvida, pode deixar lá nos comentários do vídeo.

Eu respondo a todos com o maior prazer!

Convido você a conhecer meu Canal no YouTube e se inscrever, se achar que eu possa te ajudar com mais conteúdos como esse!

E não deixe de fazer contato comigo por aqui também, caso tenha alguma outra dúvida pessoal.

Você pode deixar sua mensagem no formulário de contato AQUI.

Me despeço de você aqui.

 

Um grande abraço e até o próximo!

Jeff Silveira

 

4 Comentários




  1. Oi Jeff. Me tira uma dúvida. Eu posso trabalhar em mais de um bicho? Wilson

    Responder

    1. Oi, Wilso! Obrigado por sua visita!
      Você pode trabalhar em quantos nichos quiser, mas o ideal é focar em apenas um nicho, ao menos no início do seu projeto.

      Responder

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