Você sabe como definir a persona em seu negócio? Aprenda agora

A parte mais importante de um negócio é definir a persona corretamente. Se você quer aprender de forma simples e rápida, o que é persona, acompanhe este artigo.

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A definição de Persona é o ponto mais importante do início de um negócio.



O que é Persona?

Persona, de forma imaginária, é a representação física do seu cliente real. Aquele que comprará de você.

Você define corretamente a persona para o seu negócio coletando informações sobre ela.

Dados como idade, sexo, local de residência, se tem filhos ou não, objetivos de vida, negócios, entre outros.

Se você trabalha como afiliado e marketing digital, ou tem um negócio físico, você precisa definir a persona corretamente logo de início.

Porque essa definição é que fará você se comunicar de forma direcionada a estas pessoas.

Você quer atrair pessoas interessadas em comprar seus produtos ou serviços, certo?

Então, entenda isso antes de qualquer outro passo em seu negócio.

 

Como definir corretamente a persona em sua estratégia de negócios?

A definição perfeita não existe, até porque, pode sofrer variações com o tempo.

Mas inicialmente, conseguimos montar um padrão mais próximo e real do cliente ideal.

Isso acontece ao reunir informações sobre um determinado tipo de público específico.

Se o seu negócio for físico e você já tiver clientes em sua base compradora, ótimo.

Você consegue facilmente traçar uma linha comum de dados destas pessoas. E assim, sua persona estará definida.

Caso você tenha um negócio online, existem algumas formas de você identificar estas informações.

Por exemplo, analisando as pessoas que já compraram de você na internet.

Dados como idade, sexo, onde moram, desejos declarados, os motivos que levaram a comprar seu produto, e muitos outros.

Se você utiliza redes sociais, pode fazer enquetes no Instagram, por exemplo, para captar mais informações dessas pessoas.

E assim, terá bastante informação para analisar e definir sua persona ideal em seu negócio.

Público-alvo não é persona: entenda a diferença

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Você precisa entender a diferença entre público-alvo e persona para ter sucesso.

 

No início de um negócio online, comumente confundimos os dois conceitos e acreditamos ser a mesma coisa.

Mas entenda a diferença entre eles agora. Isso fará toda a diferença no sucesso de vendas em seu negócio.

 

Público-alvo

É um grupo amplo, genérico de pessoas com objetivos e características em comum.

Mas que não necessariamente, tenham os mesmos desejos, ambições e realidade de vida.

Exemplo: Alunos do ensino médio de um colégio particular no Rio de Janeiro, entre 15 e 19 anos, família de classe média-alta, e que tem como objetivo entrar para a faculdade em 2020.

 

Persona

É a idealização do seu cliente real e único, quase que em sua frente.

Faz parte de um público-alvo grande, mas com características e desejos únicos.

Exemplo: Maurício, 16 anos, aluno do 2º ano da Turma Especializada em Pré-Militar, mora no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, zona Sul, ama tecnologia, e pretende ingressar no IME, Instituto Militar de Engenharia.



Consegue perceber a diferença entre Persona e Público-alvo?

Uma pessoa real, definida como seu potencial cliente?

Uma outra dúvida comum é achar que cada negócio deve ter apenas uma persona definida.

E não é verdade. Você pode ter vários perfis de clientes segmentados e que compram de você.

Mas quanto mais específica e menos diversificada for a sua comunicação, as chances de vender mais para cada persona é grande.

E assim, você não perderá o foco da sua comunicação em sua estratégia de negócios.

Se acontecer, o estrago a médio prazo poderá ser fatal em seu negócio.

Corrigir uma definição de persona errada é mais difícil do que definir a persona em um primeiro momento.

 

Eu preciso criar uma persona? Por que?

Muitos pensam (erradamente) que não precisam criar uma persona ou algumas personas.

Mas isso é um erro grave e eu vou te explicar o porquê.

Definir a persona corretamente fará você ter uma comunicação direcionada para cada cliente ideal.

Quando você não tem a persona definida e não trabalha a comunicação assertiva, você acaba falando uma coisa para pessoas que não estão realmente interessadas.

Isso é mais comum do que você pensa e é o motivo principal de muitos desistirem no meio do caminho.

Não querem definir a persona em seu negócio, consequentemente, não fazem vendas.

Pouco tempo atrás, em meu projeto online eu também me embananei com essa definição. Me frustrei por não ter essa comunicação assertiva.

Mas eu dei a volta por cima a partir do momento que decide reverter a situação e aprender com quem é mestre nessa área.

Pesquisei muito e encontrei este método que fez toda a diferença hoje na minha vida!

E daí, vou deixar minha recomendação pessoal que mudou a minha mentalidade sobre persona e estratégia de conteúdo.

Para conhecer basta clicar na imagem abaixo:

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Este treinamento é ara você quer precisa vender através do seu conteúdo estratégico! Foi um divisor de águas no meu negócio!

 

O que é persona: estratégia para definir a persona na prática

Vou mostrar a partir de agora, situações e perguntas que você precisa imaginar, questionar e relacionar a respeito do seu público-alvo.

Desta forma, você definirá corretamente sua persona a partir do momento que tiver todas as respostas e analisa-las.

Comece anotando essas possíveis questões:

  1. Qual a idade do seu cliente ideal (idade específica)?
  2. Onde mora, bairro, cidade, estado?
  3. Trabalha em que atividade? Tem emprego formal CLT ou é autônomo?
  4. Possui filhos? Se sim, qual a idade de cada um?
  5. Qual o nível de escolaridade do seu cliente ideal?
  6. Qual seu maior sonho na vida pessoal? E profissional?
  7. Gosta de viajar?
  8. Tem medo de alguma coisa?
  9. Quem leva o sustento para sua família?
  10. É o principal tomador de decisões em casa?
  11. Qual o seu meio de obter informações preferido?
  12. Usa mais celular ou computador?
  13. Costuma comprar pela internet ou apenas em lojas tradicionais?

 

Estas perguntas servem para você levantar dados reais dos seus compradores.

Assim, com as respostas relacionadas você entende de fato, consegue definir da melhor forma.



 O que é persona e como definir a persona: conclusão

Após definir a persona em sua estratégia de marketing digital, você precisa criar toda a estrutura de relacionamento.

Lembrando sempre que, cada persona (caso tenha mais de uma) possui uma forma específica de se relacionar com outras pessoas.

Tem gostos e desejos diferentes. Até a forma como costuma comprar é diferente.

Então, trace uma estratégia que seja baseada nesta forma de se relacionar de cada persona.

Só assim, você estará garantindo 100% de sucesso em sua comunicação.

Facilitando o aumento das suas vendas no futuro, estreitando o relacionamento entre seu cliente e você, e se tornando uma referência em seu nicho.

 

Entender o momento de cada persona e as dificuldades que ela enfrenta ajudará no processo de engajamento.

Utilize sua experiência de vida relacionada ao que você faz, para transmitir a sua mensagem.

E desta forma, você será encontrado e visto como alguém que pode mudar a vida dela.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários aqui abaixo.

Ou se preferir enviar algo diretamente, utilize a página de contato.

Por hoje é só. Grande abraço!



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